Pular para o conteúdo principal

O X DA QUESTÃO

                                                  O QUE É X-FRÁGIL?

EU, GUI E MARQUINHO <3

A síndrome do x frágil

Síndrome do cromossomo x frágil (sxf)

Genética da doença

A síndrome do cromossomo x frágil (sxf) caracteriza-se por deficiência mental e padrão de herança dominante ligado ao cromossomo x.

Casos de sxf são sempre herdados e, embora a sxf se manifeste em ambos os sexos, homens que possuem a mutação apresentam quadro clínico mais grave do que mulheres com a mesma alteração.

- portadores de pré-mutação:

Não manifestam deficiência mental 

Mulheres apresentam risco de terem descendentes afetados por sxf, síndrome do tremor/ataxia associada a x frágil (fxtas) ou menopausa precoce.(provavelmente é o meu caso, os exames não ficaram prontos ainda)

Homens transmitem a pré-mutação a todas as suas filhas.

- portadores de mutação completa:

Quase todos os homens e 40% a 50% das mulheres manifestam sxf.

Mulheres têm risco de terem crianças afetadas por sxf.

Homens em geral não se reproduzem.

Quadro clínico

A sxf é a forma mais frequente de deficiência mental herdada, afetando homens e mulheres. O comprometimento mental dos afetados é variável(os exames do ian não ficaram prontos ainda, por isso não sabemos qual é o grau de mutação dele.)

 alterações de comportamento, como hiperatividade e déficit de atenção, também são observadas, além de sinais identificados em transtornos do espectro autista. Algumas características físicas tornam-se mais evidentes após a puberdade, como face alongada, orelhas grandes e em abano, mandíbula proeminente e macroorquidia.

 mulheres portadoras de pré-mutação podem apresentar menopausa precoce, que se caracteriza pela cessação completa dos períodos menstruais antes dos 40 anos de idade.

Observação: duas tias minhas entraram na menopausa na média de 30 anos, minha mãe com quarenta anos.

Consulta / contato

Quem quiser fazer o exame é só ligar neste telefone, que eles marcam o exame.

Tem cinco meses que eu fiz o exame com o ian e ainda não está pronto, elas me dizem que demora mesmo, porque é um exame importado.

Ligo todos os meses pra saber, e nada.

Não aconselho ficar só na espera, eu e o bruno estamos procurando outros meios para fazer este exame pra ver se aceleramos o resultado, visto que todos os tratamentos terapêuticos exigem o exame.

Estamos trabalhando com o ian conforme oque vemos, e na teoria ainda não temos nenhum diagnóstico.

Responsável pelo serviço: dra. Angela m. Vianna morgante.

As consultas devem ser agendadas pelo telefone (11) 3091.7541 (secretária maraisa).

Teste genético

A análise do gene fmr1 é feita por pcr e southern blotting, usando-se a sonda stb12.3 e digestão enzimática ecor i/eag i.(É não dá pra entender muito rs)

Fonte: http://genoma.ib.usp.br/?page_id=894



Identificar um portador da síndrome do x-frágil é muito importante, pois cria a oportunidade de se diagnosticar outros indivíduos afetados e portadores na família, o que permite o aconselhamento genético e a consequente prevenção de novos casos. Uma vez localizada a mutação, pode-se impedir que ela seja transmitida para as futuras gerações.

O teste para o diagnóstico da sxf é recomendado para indivíduos de ambos o sexos com retardo mental, atraso de desenvolvimento, autismo, histórico familiar da sxf ou de retardo mental não diagnosticado.


Fonte: http://www.biocod.com.br/cientificas/a-importancia-do-diagnostico-da-sindrome-do-x-fragil/

Este foi o meu erro, porque me lembro que com 12 anos a usp disse para a minha tia que era pra mim ir lá fazer o exame pra saber se tinha a síndrome.

Eu não quis, toda medrosa com agulha, e minha mãe não me obrigou a ir, com o tempo me esqueci, nem lembrava que tinha sido chamada pra fazer o exame.

E depois que o ian nasceu a minha mãe me lembrou.DOCE LEMBRANÇA rs


Vendo o Gui, eu sei que Deus me preparou durante a vida toda pra receber o Ian.

Sintomas de sindrome do x frágil

Problemas comportamentais associados à síndrome incluem:


Atraso para engatinhar, andar ou girar



Bater palmas ou morder a mão



Comportamento hiperativo ou impulsivo



Incapacidade intelectual



Atrasos de fala e linguagem.



Tendência a evitar contato visual



Os sinais físicos podem incluir:



Pé chato



Articulações flexíveis e baixo tônus muscular



Corpo grande



Testa ou orelhas grandes com mandíbula proeminente



Rosto alongado



Pele macia



Alguns desses problemas estão presentes no nascimento, enquanto outros podem se desenvolver somente na puberdade.

Tratamento de sindrome do x frágil

Não há tratamento específico para a síndrome do x frágil. Em vez disso, foram desenvolvidos treinamento e educação para ajudar as crianças afetadas a desempenharem no mais alto nível possível.

O desenvolvimento do paciente depende da extensão da sua incapacidade intelectual.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-do-x-fragil

Com o exame nas mãos eu posso comparar com o dos meus primos, e fazer uma média de como ian vai se desenvolver.

Tenho informações de que na puc também faz esse tipo de exame, a fono do ian, trabalha na amae daqui de itu e ela me passou os telefones de lá, a amae tem contato com eles para informações dos autistas que eles atendem.

Devido a demora da usp pra entregar o resultado destes exames, eu e o bruno vamos procurar a puc pra ter uma resposta mais rápida.

Ano que vem já é hora do ian ir para a escola e nós precisamos dar informações mais precisas sobre o ian.

Se você tem, ou conhece alguém que tem um bebê ou uma criança que têm esses sintomas citados, procure saber com o pediatra, se ele não souber, ou abafar o assunto (muitos não conhecem) procure fazer os exames, melhor reconhecer rapidamente, do que ficar tentando empurrar com a barriga um assunto muito sério que se detectado cedo pode ajudar cem por cento no desenvolvimento da criança.

É importante buscar ajuda.

Enfrentar o medo, e seguir em frente.




PRA NÃO FICAR MUITO GRANDE, HOJE VOU FICAR POR AQUI MESMO.


A VIDA É CHEIA DE DETALHES QUE ENCHE AS NOSSAS PÁGINAS DE HISTÓRIAS.

ESTOU MUITO FELIZ COM O APOIO DE TODO MUNDO QUE ESTÁ LENDO E COMPARTILHANDO, MUITO OBRIGADA.



ATÉ A PRÓXIMA
BEIJO
JENNIFER SÓRIO

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.1 Coríntios 15:57

MEU Facebook




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

X FRÁGIL NA ESCOLA

X FRÁGIL NA ESCOLA Já falamos muito em Inclusão Escolar em nossos artigos, portanto, não vamos nos demorar acerca dos princípios de uma escola inclusiva que todos já conhecemos (aquela que é acolhedora, alegre, estimuladora, desafiadora, interessante, competente e que apresenta resultados). Mas, vamos ressaltar a forma de interagir com o aluno com esse tipo de síndrome. Levando em conta que cada criança com SXF é diferente devido ao grau de severidade do caso:  1. Será preciso conhecer bem de perto sua família e o meio de onde o aluno vem. Ela deve ser consultada quanto ao seu comportamento, às capacidades que apresenta, os gostos e hábitos. Essas informações serão úteis no convívio com a criança. A família deve ser respeitada e apoiada.  2. O corpo docente precisa saber com o que e com quem está lidando, portanto, antes que o período letivo comece será necessário reuni-lo para as devidas orientações e os devidos esclarecimentos (aliás, isto deve ser feito em todos os c

NOSSOS FILHOS ESPECIAIS SÃO NOSSAS BENÇÃOS!

Decidi publicar no blog, porque uma mãe me procurou e isso me fez pensar que existem pessoas ainda lendo o blog e precisando de ajuda.Não que eu saiba tudo, mas gosto de compartilhar que estou aprendendo com o dia a dia do Ian. O assunto do Blog de hoje é sobre aceitação, justamente porque essa mãe que me procurou nos últimos dias, ela está nessa fase de aceitação e vou confessar que eu também tenho tido conflitos dentro de mim em algumas situações. Ao contrário do que as pessoas pensam, nós mães de filhos especiais precisamos de ajuda psicológica tanto quanto nossos filhos no início.O que vejo é pessoas nos olhando como ‘’super mães’’ que receberam uma grande dificuldade da ‘’vida’’ e que somos fortes e está tudo bem. Não está. Isso inclui Pais, mães, irmãos, vôs, vós, tios, tias, enfim, toda uma família que começa a conviver com algo muito diferente do normal. Mas para as mães isso é quase que uma exclusividade, sofremos mais, nos questionamos mais

COLOQUEI DE CASTIGO

Semana passada o Ian aprontou feio 😫 Coloquei no YouTube o vídeo explicando: Link aqui ❤ Decidi colocar ele de castigo pra ele entender a gravidade do que fez. Ele ama computador , deixei ele sem 😔, por alguns dias. No momento em que ele aprontou , já o repreendi, porque ele só entende se for na hora, se deixar para depois, ele não entende. Deu certo ! Toda vez que ele queria o computador eu o lembrava do porque ele estava de castigo. Ainda hoje ele fala "castigo castigo", quando eu lembro ele do que aconteceu. Lembrando : busque sempre orientação dos terapeutas ,conselho de internet  não é seguro. Aqui eu falo sobre a minha experiência como mãe. Eu contei pra terapeuta, e ela me disse que eu preciso ficar alerta com o Ian 24horas. Mamãe , papai, família especial é difícil passar por algumas situações , mas é necessário que a gente aprenda com tudo, sempre extraindo o melhor. Força! Que também estou na luta. Sei que vamos conseguir. Deus sempre conosco ❤ Ass