Pular para o conteúdo principal

X FRÁGIL NA ESCOLA








X FRÁGIL NA ESCOLA


Já falamos muito em Inclusão Escolar em nossos artigos, portanto, não vamos nos demorar acerca dos princípios de uma escola inclusiva que todos já conhecemos (aquela que é acolhedora, alegre, estimuladora, desafiadora, interessante,
competente e que apresenta resultados). Mas, vamos ressaltar a forma de interagir com o aluno com esse tipo de síndrome.

Levando em conta que cada criança com SXF é diferente devido ao grau de severidade do caso: 

1. Será preciso conhecer bem de perto sua família e o meio de onde o aluno vem. Ela deve ser consultada quanto ao seu comportamento, às capacidades que apresenta, os gostos e hábitos. Essas informações serão úteis no convívio com a criança. A família deve ser respeitada e apoiada. 

2. O corpo docente precisa saber com o que e com quem está lidando, portanto, antes que o período letivo comece será necessário reuni-lo para as devidas orientações e os devidos esclarecimentos (aliás, isto deve ser feito em todos os casos de inclusão). Os professores não podem simplesmente receber um aluno para inclusão sem nem mesmo saber do que se trata.

3. Os alunos da escola deverão receber esclarecimentos e orientações sobre a síndrome, e deverão ser aconselhados quanto ao respeito e à empatia necessários para um bom relacionamento com o aluno incluído, proporcionando-lhe as necessárias condições sociais para o melhor aproveitamento escolar possível.

4. A coordenadora pedagógica deverá convocar reuniões de planejamento, no mínimo bimestrais, a fim de adequar o ensino à capacidade do aluno X Frágil, estudando com os professores e oferecendo-lhes meios para aprimorar sua didática e sua dinâmica de ensino.

5. Os pais dos demais alunos deverão ser esclarecidos quanto à filosofia da escola e quanto à realidade do aluno incluído, a fim de que cresçam com seus filhos no respeito às diferenças.

Na Sala de Aula
1. “Evitar salas e locais com mais barulho;
2. “Buscar o apoio dos colegas;
3. “Tratar de acordo com a idade;
4. “Abusar de recursos visuais, permitir uso de computador;
5. “Estimular a solicitação de ajuda e o pedido de instruções;
6. “Usar instruções curtas e simples;
7. “Permitir saídas estratégicas da sala.

Quanto ao Conteúdo
1. “Adaptar os conteúdos curriculares, com ajuda da equipe da escola;
2. “Fornecer material em sala pertinente às suas condições atuais de aprendizagem;
3. “Trabalhar conteúdos práticos para o seu dia a dia;
4. “Auxiliar a retirar da matéria o que é mais importante;
5. “Participação oral, sem necessidade de fotocópia.

Quanto à Avaliação
1. “Baseada no contexto social;
2. “Com ajuda de: colegas, professor, acompanhante;
3. “Provas orais com menos questões e com mais tempo;
4. “Solicitando trabalhos;
5. “Pelo progresso individual e com base em suas dificuldades reais”. (A INCLUSÃO ESCOLAR...)

Carinhosamente,
Charlotte

Referências:Associação X Frágil do Brasil – AXFRA. Síndrome do X Frágil - Uma Síndrome com Simpatia. Disponível em: <http:>. Acesso em: 11 outubro 2011.SCHWARTZMAN, José Salomão. Síndrome do X-frágil. Disponível em: <http:>. Acesso em: 11 outubro 2011.LINHARES, Liz; JENDIROBA, Mirelli; MARCHETT, Simone E. A Inclusão Escolar do Portador da Síndrome do X Frágil. Disponível em: <http:>. </http:></http:></http:>

COMPARTILHEM...



www.educacaoadventista.org.br
Psicopedagoga responde a dúvidas sobre as dificuldades de aprendizagem e comportamento envolvendo a educação especial.

FONTE: https://www.facebook.com/notes/grupo-asperger-brasil/síndrome-do-x-frágil-uma-nova-visão/388524634574933
MEU FACEBOOK

DEUS ABENÇÕE A TODOS

JENNIFER SÓRIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOSSOS FILHOS ESPECIAIS SÃO NOSSAS BENÇÃOS!

Decidi publicar no blog, porque uma mãe me procurou e isso me fez pensar que existem pessoas ainda lendo o blog e precisando de ajuda.Não que eu saiba tudo, mas gosto de compartilhar que estou aprendendo com o dia a dia do Ian. O assunto do Blog de hoje é sobre aceitação, justamente porque essa mãe que me procurou nos últimos dias, ela está nessa fase de aceitação e vou confessar que eu também tenho tido conflitos dentro de mim em algumas situações. Ao contrário do que as pessoas pensam, nós mães de filhos especiais precisamos de ajuda psicológica tanto quanto nossos filhos no início.O que vejo é pessoas nos olhando como ‘’super mães’’ que receberam uma grande dificuldade da ‘’vida’’ e que somos fortes e está tudo bem. Não está. Isso inclui Pais, mães, irmãos, vôs, vós, tios, tias, enfim, toda uma família que começa a conviver com algo muito diferente do normal. Mas para as mães isso é quase que uma exclusividade, sofremos mais, nos questionamos mais

COLOQUEI DE CASTIGO

Semana passada o Ian aprontou feio 😫 Coloquei no YouTube o vídeo explicando: Link aqui ❤ Decidi colocar ele de castigo pra ele entender a gravidade do que fez. Ele ama computador , deixei ele sem 😔, por alguns dias. No momento em que ele aprontou , já o repreendi, porque ele só entende se for na hora, se deixar para depois, ele não entende. Deu certo ! Toda vez que ele queria o computador eu o lembrava do porque ele estava de castigo. Ainda hoje ele fala "castigo castigo", quando eu lembro ele do que aconteceu. Lembrando : busque sempre orientação dos terapeutas ,conselho de internet  não é seguro. Aqui eu falo sobre a minha experiência como mãe. Eu contei pra terapeuta, e ela me disse que eu preciso ficar alerta com o Ian 24horas. Mamãe , papai, família especial é difícil passar por algumas situações , mas é necessário que a gente aprenda com tudo, sempre extraindo o melhor. Força! Que também estou na luta. Sei que vamos conseguir. Deus sempre conosco ❤ Ass